top of page

Luana Godoy

29 de jun. de 2024

#1 Fomos criados para criar

Quando deixamos nossa luz brilhar damos permissão aos outros para que façam o mesmo

Tem gente que insiste que não é criativo. E ponto final. E essa pessoa vai levando a vida de forma que não precise se preocupar com isso. Dentro do previsível e seguro, sem ousadia, sem arriscar. É para essas pessoas, principalmente, que escrevo essa newsletter.


Fomos criados para criar. E para te provar que sim, você é criativo - e nasceu para criar todos os dias de sua vida - usarei alguns pensamentos de Erwin McManus.


Antes de falar sobre criatividade, quero falar sobre arte.

Pense comigo: se a arte é a expressão autêntica de uma experiência humana profunda, ela é uma expressão da nossa alma. É uma reflexão bastante profunda. Isso nos leva a entender que a única arte que podemos criar é aquela que reflete autenticamente quem nós somos lá dentro, onde ninguém consegue ver. Apenas Deus.


Sendo assim, ao contrário do que somos treinados a acreditar, essa profundidade e autenticidade nas coisas que fazemos, é muito mais importante do que ser talentoso.

Já percebeu que quando alguém é muito bom em algo, admirável, a gente SENTE que ele é bom? Então, se nós só podemos criar algo com base em quem somos, tudo o que criamos é um reflexo de nós mesmos. Do que existe em nosso interior.


“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão ó casa de Israel” (Jeremias 18, 6)


Se Deus trabalha para formar cada pessoa, à imagem de Cristo, em uma imagem única, porque escolheríamos um caminho diferente para nossas vidas, senão sermos únicos e manifestar isso a todo tempo? Começa com o olhar para dentro, o cuidado com a própria alma.

Mas como fazer isso? Como manifestar minha autenticidade de alma? Permitindo e abrindo o coração a Deus para que ele te molde e te recrie com as Suas mãos.


Esse caminho da criação, da arte como expressão profunda do seu ser, é sobre abraçar o poder criativo que você tem e assumir a responsabilidade em criar uma vida e um mundo que a sua alma te inspira a imaginar.

Esse caminho é uma jornada a qual você, que está lendo isso, está sendo convidado a trilhar. E essa jornada exigira de você toda a sua paixão, sua coragem, seu talento, sua disciplina e seu comprometimento. Este é um caminho que quem decide seguir arrisca tudo por amor.


Reconhecer que toda arte é uma expressão de sua essência e que o seu bem mais precioso é a saúde de sua alma, te fará criar algo belo. E encontrar o seu porque!


O Deus Criador é o Deus criativo e nos criou à sua imagem e semelhança. Se nós podemos imaginar e criar, e podemos sonhar e ter esperança, podemos também colocar em prática, com as ferramentas e talentos que recebemos, aquilo que é necessário para viver de forma extraordinária, criar uma vida extraordinária.

O ser humano se diferencia das outras espécies pela sua racionalidade, capacidade de ter inteligência, analisar seus atos, planejar e executar tarefas. Essa é a nossa singularidade!

Então sim, nós fomos criados para criar.


Qual narrativa te guia? Que história você conta de si mesmo? A narrativa que nos guia determina a história que contaremos ao longo da vida.


Não permita viver uma vida escondido de si mesmo, dos outros e de Deus. Ele veio para libertar o medo de sermos verdadeiramente e inteiramente vistos. Não permita viver uma vida destituída de alma. O caminho é encontrar a sua voz interior. Aquilo que faz sentido, que te emociona e que te faz sentir vivo. É somente quando essa voz interior responde a voz de Deus que começamos a encontrar verdadeiramente a nossa própria voz.


No fim, todo artista cria apenas arte que reflete a sua voz interior. Faça com que essa voz entregue luz ao mundo. Não aceite menos do que isso.


Com amor,

Luana.



#fotografia #criatividade #alma #artista #criar #vidacriativa

© 2025 por Luana Godoy.

bottom of page