
Luana Godoy
20 de ago. de 2024
#5 Copywriter - as palavras tem poder
Porque todo mundo deveria desenvolver essa habilidade
Copywriter, diferente de copyright, é a arte de pescar palavras. Em outras palavras, a arte de escrever bem. E por que todo mundo deveria estudar e desenvolver essa habilidade? Simplesmente porque é pela comunicação que o ser humano consegue as coisas, passar uma mensagem, defender uma ideia, vender algo, se fazer entender.
Mas escrever é uma arte? Sim. A escrita, como forma de expressão, também é considerada arte, principalmente quando você faz isso tão bem que produz emoções e ações nas outras pessoas.
Escrever também é sobre credibilidade. Sobre como você é visto. Escrever também cria uma imagem. à pela escrita que você vende ou se vende. Mesmo que você não tenha nada para vender, sempre terÔ uma opinião ou ideia a defender, uma mensagem para passar, um convencimento sobre você a fazer. Pode envolver um emprego, um aumento salarial, um voto, uma discussão ou uma decisão importante.
Não sei de quem é essa frase, mas exemplifica bem tamanha importância da escrita.
aprenda a vender ou você serÔ vendido pelo preço mais baixo.
Se sua própria vida ou situação depende da sua comunicação, ou você perde a vergonha, ou perde oportunidades e se contenta com apenas aquilo que oferecerem.
Um bom texto Ć© uma flecha que se dispara. Escrever Ć© convencer, persuadir. E isso nĆ£o necessariamente estĆ” relacionado a algo negativo, a manipulação. Ć saber reforƧar as caracterĆsticas positivas de algo. E, por meio das palavras bem pescadas, conseguir alcanƧar seus objetivos.
Quis escrever esse news para te dizer que, se em algum momento, você achou que não precisaria tanto da escrita, assim como eu, um dia, te digo: você pode até não precisar, mas se você acrescentar essa habilidade à sua vida, você vai encontrar novos caminhos e oportunidades.
Saber se comunicar Ć© a chave que vai abrir muitas portas.
Li recentemente um livro chamado Manual do Copywriter que me convenceu, por meio das palavras, que a escrita e as palavras são o bem mais precioso de um comunicador.
E quando se fala em vendas, o objetivo é apresentar os seus argumentos em uma copy que os torna tão convincentes que o cliente (o outro) não pode deixar de querer comprar o seu produto ou serviço (ou ideia).
à pelos argumentos que você prova ao cliente que possui uma vantagem que ele não estÔ obtendo agora e que deve ser suficientemente importante para suprir uma necessidade e fazer-lo mudar. Então, quando escrever, escreva para comunicar.
Então, aqui vai 10 dicas para escrever de forma mais clara e convincente:
Coloque o leitor em primeiro lugarĀ - Pensar no leitor quando escrever. Escreva para pessoas. Sempre.
Organize com cuidado seus pontos principaisĀ - Ao redigir seu texto vocĆŖ deve organizar cuidadosamente os pontos que deseja enfatizar. O anĆŗncio deve conter a mensagem principal de vendas e vĆ”rias mensagens secundĆ”rias. āDiga a eles exatamente o que quer dizer diga a eles entĆ£o diga a eles o que vocĆŖ jĆ” disse.ā
Divida a escrita em sessões curtas - Dividir o texto em vÔrias sessões curtas facilita a leitura. Os parÔgrafos também devem ser curtos. Palavras breves, frases breves , parÔgrafos breves e sessões breves.
Use frases curtas - Frases curtas são mais fÔceis de ler do que frases longas. Outro método de quebrar uma frase longa é usar usar a pontuação para dividir-la em duas partes. Frases com 14 a 16 palavras. Varia o comprimento das frases. Ao terminar um pensamento pare comece a próxima frase com o novo pensamento ao editar seu curso senhor deve procurar automaticamente por trechos em que uma sequência longa de palavras possa ser dividida em .
Use palavras curtas e simples - são as únicas que as pessoas entendem.
Evite termos tĆ©cnicos -Ā quanto mais simples e compreensĆvel for seu texto melhor
Seja conciso - reescrever e editar é a chave para produzir um texto conciso. Edite sua redação para remover palavras frases orações e parÔgrafos desnecessÔrios.
Seja especĆficoĀ - quanto mais fatos incluir melhor. Seja especĆfico preciso e concreto.
VÔ direto ao ponto - o lide (primeiro paarÔgrafo) é o que atrai o leitor. Comece a vender ja na primeira linha até a última.
Escreva em um estilo amigÔvel e coloquial - escreve para que o leitor se sinta próximo
Descubra quais benefĆcios e recursos sĆ£o mais importantes para os leitores e escreva sobre os argumentos que irĆ£o motivar-los conforme o seu objetivo. VocĆŖ precisa conhecer muito bem o seu leitor uma maneira de fazer isso Ć© comeƧar comeƧar a prestar muito atenção atenção ao seu próprio comportamento como consumidor.
VocĆŖ deve primeiro identificar o seu pĆŗblico e entĆ£o aprender quais benefĆcios do produto interessam para esses compradores. Adapte o conteĆŗdo e a apresentação de suas informaƧƵes ao grupo de clientes que tem esse interesse.
Para escrever uma copy poderosa é preciso ir além dos dados demogrÔficos, para entender o que realmente motiva essas pessoas, quem são elas, o que querem, como se sentem, e quais são os maiores problemas e preocupações que seu produto produto/serviço/ideia pode ajudar a resolver.
Lembre-se que seu texto deve alcanƧar os clientes em potencial em trĆŖs nĆveis: intelectual emocional e pessoal.
O intelectual Ć© o primeiro primeiro nĆvel baseado na lógica. NoĀ nĆvel emocional as emoƧƵes podem ser exploradas. E a maneira mais poderosa de alcanƧar as pessoas Ć© no nĆvel pessoal.
Espero que essas ideias possam ter te mostrado quão importante é ter a escrita como aliada em sua vida, independentemente do que você faz. Assim como tudo na vida, a gente só aprende de verdade fazendo. Então, escreva! Você vai se impressionar com esse poder que, literalmente, estÔ em suas mãos.
Com amor,
Luana Godoy