top of page

Luana Godoy

13 de set. de 2024

#6 Fotografe melhor com o seu celular

O básico que funciona

Hoje quero falar sobre algo que está ao alcance de nossas mãos todos os dias: o poder da fotografia com o celular. Como alguém que possui mais de 62 mil fotos na galeria do celular (=D) acredito que capturar os momentos preciosos da vida, especialmente aqueles que nos tocam o coração, não precisa ser complicado ou exigir equipamentos caros. Você consegue fazer isso mesmo que seja com um simples celular.

O escritor G.K. Chesterton ****disse uma vez “estamos perecendo não por falta de maravilhas, mas por falta de admiração".

A beleza da fotografia está nos pequenos detalhes e nas emoções que conseguimos transmitir pela imagem. Então, aqui vão algumas dicas simples, mas poderosas, para melhorar suas fotos com o celular e eternizar esses momentos que retratam a essência da sua vida e da sua família.


1. Aprenda a observar a luz

A luz natural é perfeita! Acredite em mim, só com a luz, sem nenhuma produção, é possível ter fotos maravilhosas.

Sempre que possível, tire fotos perto de janelas ou ao ar livre, nos horários em que a luz do sol está mais suave (pela manhã cedo ou no final da tarde). Evite o sol muito forte do meio-dia, que pode criar sombras duras e não tão favorecedoras, nesse caso. Se não puder escolher o horário, procure por lugares em que o sol não bate diretamente, como embaixo de uma árvore, por exemplo.

Não se esqueça de sempre observar a luz. Com o passar do tempo, seu olhar ficará treinado e será automática a escolha do melhor lugar!


2. Foque no que importa

A maioria dos celulares tem uma função de foco automático, mas você pode ajustá-lo manualmente tocando na tela sobre o objeto ou pessoa que quer destacar. Agora alguns celulares tem também o modo retrato. Então, aproveite! Faça da forma tradicional e com o modo retrato para comparar.

Observar o foco vai garantir a nitidez no ponto certo, criando fotos mais profissionais, ricas, e com aquele pequeno desfoque cinematográfico ao fundo.


3. Composição: Menos é mais

Sabe aquele ditado "menos é mais"? Ele também vale para a fotografia. Principalmente as que a gente mais gosta.

Experimente simplificar suas composições, deixando o ambiente "limpo". Usando uma parede lisa de uma cor só, um campo aberto, uma rua mais vazia, um muro. O detalhe aqui é não fazer a foto com o fundo chapado, igual foto 3x4, para que não empobreça, mas tente buscar o clean, porém com algum detalhe, como um vaso de planta, em uma rua você pode centralizar a pessoa para conseguir as linhas laterais em perspectiva, em uma casa procure a quina entre paredes.

Centralize as pessoas no quadro que não tem erro. Sem muito espaço em cima, cortando os pés, nem muito espaço embaixo, cortando parte das cabeças. Para variar a composição, você pode imaginar que está fazendo um vídeo e ir movimentando o quadro para sentir qual enquadramento ficaria melhor, escolher, e fazer a foto.


Use também a regra dos terços: imagine sua tela (o quadro) dividida em 9 partes (como um jogo da velha) e posicione o assunto principal nas interseções dessas linhas.


4. Use a natureza ao seu favor

Se você, assim como eu, tem uma conexão forte com a natureza, use-a como cenário! Uma árvore, uma flor, ou até o céu ao fundo podem adicionar um toque especial à sua foto. E lembre-se: a natureza sempre nos oferece as cores mais bonitas e harmônicas.

Fotos na natureza combinada com roupas com cores claras e neutras ficam especialmente lindas!


5. Explore ângulos diferentes

Nem sempre a melhor foto é tirada ao nível dos olhos. Tente se agachar ou subir em um pequeno degrau para experimentar novos ângulos.

Cuide também para não tombar o celular muito pra frente ou muito pra trás e observe se está com o horizonte alinhado. Aqui o controle total é o da sua mão. É como dirigir e olhar no espelho retrovisor. A foto vai ficar exatamente como você está vendo dentro do quadro.

Às vezes, uma mudança de perspectiva pode transformar uma foto comum em uma obra de arte!


6. Evite o zoom digital

O zoom digital dos celulares pode prejudicar a qualidade da imagem, deixando-a "pixelada" e sem nitidez. Ao invés de usar o zoom, chegue mais perto do que quer fotografar. Use o zoom apenas em casos que precise ficar imperceptível, como fotografar um pássaro, por exemplo.

Vai perceber uma grande diferença!


7. Cores e filtros: menos é mais!

Os filtros são divertidos, mas tente manter as cores naturais quando for possível. A beleza da fotografia vem muitas vezes de sua simplicidade, autenticidade e naturalidade.

“Experimente ajustar apenas a exposição, o contraste, a saturação e a nitidez para realçar os detalhes, sem exagerar, se for o caso. Você pode usar aplicativos como o Lightroom, VSCO, Picsart ou o “editar” do próprio celular para isso.


Espero que essas dicas ajudem você a capturar momentos lindos e eternizar mais memórias!

Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar alguma foto sua, vou amar ver suas criações!

Me envie uma mensagem ou me marque nas redes sociais.


Com amor,

Luana Godoy


© 2025 por Luana Godoy.

bottom of page