top of page

Luana Godoy

21 de out. de 2024

#8 Tudo comunica: como a imagem pessoal influencia sua marca

Como você é lembrado?

Eu sempre digo: tudo comunica. Desde o cenário até a postura que você coloca em suas fotos. E a sua imagem, ou a sua foto, é a primeira impressão que o outro tem sobre você quando ainda não te conhece.


Como fotógrafa há alguns anos, posso te dizer que quando você coloca atenção na sua imagem, a percepção sobre seu trabalho também muda drasticamente, se trata da capacidade de ser visto como um negócio amador ou um negócio de luxo.


Existe um estudo da Microsoft, de 2015, que sugere que, após o impacto das tecnologias digitais em nós, nossa capacidade de atenção se tornou menor que de um peixe dourado, que é de 9 segundos, e a nossa apenas 8 segundos. É uma metáfora mas imagine então que você tem exatamente 8 segundos para causar uma boa impressão em quem chega em seus perfis e páginas nas redes sociais. Veja a importância de ter uma boa foto, não só de você mas também de seus produtos ou serviços.


Cada detalhe comunica uma mensagem. E se você tem uma marca baseada na sua imagem pessoal é importante prestar atenção nisso. A sua imagem pessoal pode contar uma história: reflete quem você é tanto pessoal quanto profissionalmente. E é por meio desses detalhes que você vai construir essa impressão no outro.


Você pode começar a planejar suas fotos pensando na autenticidade. No momento em que nos encontramos, na era digital, fotos naturais e espontâneas conectam mais com a audiência e com o público. E tudo que as marcas querem é gerar essa conexão, causar uma impressão que mostre credibilidade e verdade. Por isso, priorize, antes de tudo, imagens que representam quem você é, com seus valores e os valores da sua marca.


A estética e a composição das suas fotos muitas vezes dependem do olhar de quem fotografa, mas também são fatores determinantes para causar uma sensação ou impressão no outro, que sejam condizentes com o que acredita e defende como marca. Não adianta, por exemplo, ter uma marca radical, de aulas de guitarra, e fazer fotos em um ambiente com plantas e flores. É um exemplo bobo mas pode ser um detalhe que passa despercebido e que pode estragar o resultado final porque passa uma outra mensagem, que não a que você gostaria.


Seu estilo pessoal e vestuário, então, nem se fala. É pelos detalhes como roupas, tecidos, cortes, caimento, cores, corte de cabelo, penteado, maquiagem, sapatos e acessórios, que você vai perceber a autoridade, a mensagem, o que está além do nome, além do rosto. Não é somente o que importa nas suas fotos, mas é o que vai determinar em grande parte a impressão que você vai causar. Inclusive, é onde você gera conexão com seu público ou desconexão.


O ambiente e cenário da fotografia são como a moldura do quadro. Vão complementar aquela mensagem principal. Você pode pensar no ambiente como um item de harmonia a sua mensagem, onde você vai escrever sua mensagem. Ele precisa estar alinhado a todo o resto.


A Postura e a expressão corporal são onde você pode colocar originalidade e identidade a sua mensagem, e a sua marca. E também, pode ser usada para conversar com o momento em que sua marca está. O que você precisa comunicar? Como você pode fazer isso por uma foto? As poses te ajudam a ter mais autenticidade e também criar a conexão com o público.


Suas imagens são na verdade uma narrativa. Lembre-se disso!

Sua imagem vende. E você é o responsável pela mensagem que está comunicando.

Você tem clareza sobre a sua?


Com amor,

Luana Godoy

© 2025 por Luana Godoy.

bottom of page